terça-feira, 26 de abril de 2011

Salinas/RJ

No início de março eu comprei no susto as passagens pro Rio de Janeiro, em abril o Zé Roberto (Bsb) comprou suas passagens e fechamos a parceria e decidimos ir conhecer as famosas montanhas de Salinas, os Três Picos e o Capacete, em Nova Friburgo, com vias de até 700m!

Três Picos e Capacete

Algumas vias nos foram indicadas como a Face Leste do Pico Maior (700m), a Sol Celeste no Pontão do Sol e a Sólidas Ilusões (450m), no Capacete. Dias antes de ir comprei o Guia de Escaladas da Região dos Três Picos e já fiquei viajando nas vias...

Chegamos dia 19 no Rio e fomos acolhidos pelo Lucas Jah, onde ficamos abrigados enquanto não fomos pra Salinas. No mesmo dia fomos conhecer a Barrinha, praticamente no quintal do Jah, entramos em uma das vias mais tranquilas, a Filé no Espeto (8c).

Fazendo bagunça na casa do Jah enquanto ele não chega

No dia seguinte pela manhã fomos eu, Zé e Raíssa pra Barrinha e de tarde arrumamos a mochila e começamos a peregrinação pra Salinas: ônibus pra Nova Friburgo, de lá um ônibus urbano pra rodoviária do Centro, dormida na cidade, compras de manhã e ônibus pra São Lourenço, descendo em Santa Cruz. Carona com o Maicon até o abrigo do Tartari, onde pegamos umas informações e subimos andando até o Camping dos Deuses, acompanhados do Ílson (PE) e do Fred (RJ) que estavam saindo pra trilha do Pico Menor. Quase 2h depois estávamos no camping, um lugar impressionante, quase na base do Capacete.

Raíssa, Zé e eu chegando no Vale dos Deuses

Camping Vale dos Deuses

No dia 22 às 6h30 começamos a subir a trilha pra Leste com o Fred e o Ílson. 8h começamos a escalada que é graduada em D4 5° V (A0/6sup) E3 700m. A outra dupla foi na frente, sendo que o Fred já conhecia a via, o que nos poupou o tempo e o perrengue de ficar procurando os grampos e o traçado correto da via. A escalada foi relativamente tranquila, seguimos a estratégia de escalar à francesa até o Platô do L, na oitava enfiada, parando somente uma vez pra trocarmos as costuras e a ponta da corda. Eu guiei a primeira chaminé e o Zé a enfiada seguinte, uma das mais delicadas da via, continuamos à francesa até a base da segunda chaminé, mais longa e cansativa que a primeira. Esperamos na P12 um trio de escaladores que passaram voando por nós, fazendo a via inteira a francesa, era o Neto, Daniel e Bernardo, do Rio...Passamos o prmeiro artificial e tocamos a francesa até o cume, onde chegamos às 15h. Passamos mais de 1h lá em cima, curtindo o visual no meio das nuvens e descemos pela "Cidade dos Ventos", também não tivemos que procurar a via de descida pois o Fred facilitou nossa vida novamente mostrando o caminho pro chão!

Saindo pra escalada da via Leste no Pico Maior

Primeira Chaminé da Leste

Descansando na 12ª parada

Cauí/Fred/Ílson/Zé, cume do Pico Maior (2350m de altitude e 700m de climb)

Rapel pela "Cidade dos Ventos"

No dia seguinte acordamos quebrados, mas foi só olhar pras montanhas e tomar um café que estávamos na pilha novamente! Sólidas Ilusões D3 5° V (A0/6sup) E3 450m. Jah, Raíssa e Arthur (Friburgo) formaram a primeira cordade e eu e o Zé a segunda. A via realmente é incrível, como todos disseram. Começo técnico, um lindo diedro em móvel, veios de cristal, vertical com agarrões, móvel, mais agarras e mais diedro! Tem de tudo na via, muito boa mesmo! Fomos revezando as guiadas e fizemos alguns trechos à francesa também. O visual do cume impressiona, da pra ver o Pico Maior ao lado, gigante!

Eu, Raíssa e Arthur na base da Sólidas

Chegando na P-10

Raíssa, Cauí, Jah e Zé, faltou o Arthur no cume do Capacete

Pico Maior visto do cume do Capacete

Domingo, final de feriado foi o dia escolhido pra voltar pro Rio de Janeiro, já da pra imaginar né...
Descemos a trilha em cerca de 2h, pegamos o ônibus pra Nova Friburgo, não tinha nenhum ônibus pro Rio, então ficamos lá plantados até que abriu um ônibus extra, enfim, chegamos de noite no Rio, 200km em 1 dia, mas valeu a pena!! hehehehe

Indo embora...

Na segunda-feira meu vôo pra Recife era só as 22h, ou seja, dava tempo de dar uma escaladinha ainda...A preguiça era grande mas conseeguimos nos arrastar até a Barrinha, onde provamos a via Filé com Certeza (9a), a cadena fica pra próxima, mas foi ótimo sentir os braços tijolados novamente depois de uma lesão no dedo!

Valeu Zé, Raíssa e Jah pela companhia e pela trip incrível! Ílson, Fred e galera de Friburgo, gente finíssimas! Salinas é um lugar pra voltar, várias vezes ainda!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Laranja Mecânica

No domingo passado, depois de alguns finais de semana internado em baixo do Setor XI, em Brejo da Madre de Deus, finalmente saiu a cadena do projeto Laranja Mecânica!

Foi a primeira ascensão da via, que corre por uma linda aresta em diagonal pra direira.

Muito bom mandar uma via depois de muito tempo trabalhando, sensação boa de alívio! Agora ainda têm muitos outros projetos pela frente, alguns na mesma pedra...bom d++!!!

O grau, acho que fica em torno de 9c...o primeiro de Brejo, nada mal!

Aí vão algumas fotos da cadena e um video de uma das tentativas:

Fotos: Ílson


Imagem: Beth

Mais Vistos