quinta-feira, 28 de junho de 2012

Curso Básico de Escalada - Novas turmas PE e RN

Este post é pros candidatos a "mulambo" que estão de olho no blog.
Abrimos duas turmas do CBE, uma em Brejo da Madre de Deus e outra em Serra Caiada!
São três vagas pra primeira turma e 4 vagas pra segunda.

PRÓXIMAS TURMAS:  

> 21 e 22 de JULHO em Brejo da Madre de Deus/PE (3 vagas)
> 04 e 05 de AGOSTO em Serra Caiada/RN (4 vagas)

INSCRIÇÕES: cauivc@gmail.com

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rio de Janeiro #3

Nos oito dias que estive no Rio esse mês, quatro deles choveram muito, mas os outros foram bem aproveitados nas pedras que secavam mais rápido (ou nem tanto).
Chegando do aeroporto fui com a Suzana praticamente direto pra Chacrinha, falésia que eu ainda não conhecia, famosa por ter tido o primeiro 8c do Brasil, o Andrômeda, e é claro, não poderia ser outra a via escolhida, apesar de um pouco forte pra um peguinha de fim de tarde com algumas gotinhas caindo...consegui chegar no crux que é uma virada do vertical pro positivo praticamente sem agarras, crux beeem técnico após boas passadas mais atléticas. Caí, apanhei um pouco e consegui isolar, e chuva! Mais um projeto...
Chuva, chuva, chuva, chuva, murinho do CEB, murinho da Sú, Limite Vertical...
Ih! parou de chover, onde seca rápido? Face norte do Morro da Urca, segundo a Carol, e lá fomos nós pra Yuri Gagarin (7a) e Mané Garrincha (7b), verticais com agarrinhas, bem legal fazer isso com a pedra umida!
No dia seguinte o sol estava intenso pela manhã, escalei a Noites de Brigadeiro (6° VIIb E2) no Pão de Açúcar com a Suzana e, quando colocamos os pés no chão após o rapel, adivinhem...chuva! Essa via é muito boa, passa por um diedro em móvel com umas lacas meio suspeitas.

 Sú na "Noites de Brigadeiro"

No dia seguinte o tempo estava meio estranho, o Pico da Tijuca foi a escolha pra arriscar, fui lá na parte da manhã com o Antônio Paulo, escalamos a P3 (3° V) e depois o criador mostrou suas duas obras: Caipirinha (VIsup) e Instabilidade Emocional (VIIc), duas vias técnicas com um pouco de aderência e micro-agarras, muito bonitas! Sairam as duas caenas, sendo a segunda com muito sufoco!
Pra fechar a trip, uma das vias mais clássicas do Rio de Janeiro, capa do Guia da Urca com um dos lances de chaminé mais famosos da cidade: Secundo Costa Neto (5° VIIa E2 D2). Desde a primeira vez que fui ao Rio a Secundo estava nos planos mas sempre faltou tempo. Mas dessa vez, após passar pela base do grande diedro que forma a chaminé do início da via enquanto caminhava até a Noites de Brigadeiro, fiquei alucinado! 
Fechei a parceria com o Victor Chileno e lá fomos nós, 7h na urca pra fazer a via rapidinho pois ele iria dar aula às 13h. Caminhamos uns 30min e lá estávamos embaixo da famosa chaminé estreita, que ainda estava um pouquinho molhada. Entrei guiando, indo bem no começo até proteger em um bloco entalado e o troço foi afinando, afinando, nunca fiquei tão feliz por ser magro! Consegui passar bem pela pior parte, indo por dentro (os não tão magros tem que sair um pouco da chaminé, deixando parte do corpo pra fora, o que deve dar um medinho danado), mesmo assim, é apertado, não dá muito certo escalar de capacete, pois ele pode entalar e atrapalhar o processo, mas dá pra parar, respirar, sempre entalado, me diverti muito! hahaha
Depois vem um diedrão lindo, um VIIa de agarras pequenas e o trecho final bem vertical com boas agarras. 11h chegamos no cume, pra finalizar a trip!

Serra dos Órgãos vista do Pão de Açúcar 

Esse post foi meio fajudo quanto às fotos, é que câmera não combina muito com chuva, mas prometo compensar no próximo post!

Mais Vistos