segunda-feira, 24 de setembro de 2012

XI EENe - Serra Caiada

No feriado da independência do brasil quase todos os escaladores do nordeste e uma boa leva de outras regiões estavam presentes no Encontro de Escaladores do Nordeste que em sua XI edição foi sediado em Serra Caiada/RN, pico clássico já conhecido pela excelente qualidade da rocha, particularmente pra escalada esportiva, apesar de ter várias vias tradicionais de ótima qualidade também!

Guia de escaladas de Serra Caiada!

A vontade era ter ido uns dias antes e voltado uns dias depois, mas as possibilidades permitiram a estadia somente nos dias do evento mesmo: sexta (7), sábado e domingo.

Flávio Daflon e Kika Bradford na parede

No primeiro dia fomos no setor da caverninha o qual eu ainda não conhecia, entramos em algumas vias de até VI sup e depois saiu a Capitão Caverna (7b/c), bonita via com início em um tetinho com boas agarras.
Durante a noite saiu a cadena do Dosaji (V8) que eu tava devendo!

Leo Boulder na Estherminadora (9b)

Durante a noite o Cesinha deu uma palestra interessantíssima sobre escalada de competição, além de passar um pouco da sua experiencia na rocha e dar umas dicas de treino e nutrição, muito proveitosa! Depois foi hora do clássico sorteio de brindes, devem ter sorteado uns 100 nomes e nada pra mim...

 Palestra cesar Grosso

 
 Cesinha na Retorno de Jedi (9a)

No outro dia o Júlio Francês me apresentou uma tal de Ojuara, via que o Cesinha tratou de encadenar em 2 pegas, sugestão de 9b/c, que via incrível! Assim eu adquiri mais um bom projeto em Serra Caiada, dei umas boas entradas no sábado e no domingo e na última caí relativamente próximo do fim do crux, aiai!!

Camilo na Invasão de Privacidade (7b)

Ainda rolou mais uns pegas na Acapulco Forever, um 9b de 4 chapas que eu tinha isolado mas agora uma agarra chave foi probeleléu e nem consegui sair do chão direito...hehe. Masssss, foi nesse dia também que a Snake resolveu fazer um desafio: Quem chegasse mais longe na Transmento de Pensaferência (8b) ganharia uma bota! Como eu não tinha esperança de ser sorteado e ganhar alguma coisa, tive que apertar os regletes até não aguentar mais, não mandei a via, mas consegui chegar um pouco mais longe e levei o butina!!

Depois do desafio Snake

Nessa noite foi a vez da Kika contar a história da escalada na via Afanassief, no Fitz Roy, em Chaltén na Patagônia Argentina, onde ocorreu o acidente do Bernardo Collares. Foi realmente muito emocionante.

Pessoal durante a noite no abrigo(acima) e Menger, Daflon, 
Cesinha, Kika e Ralf, fazendo a escalada crescer! Fotos: Ricardo Damito

Último dia, assisti o Cesinha fazer muito sólido a junção do Dosaji (V8) com a Estherminadora (9b), o resultado ficou na casa do décimo grau. Últimos pegas na Ojuara (tá faltando pouco) e partir pra casa!

Foto oficial, mais de 200 escaladores! - Ricardo Damito

Ano que vem XII EENe na Paraíba, estaremos lá!

Matéria sobre o evento por Tom Alves com altas fotos:
http://www.extremos.com.br/Blog/Tom_Alves/120919_xi_encontro_de_escaladores_do_nordeste/

Mais Vistos