quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Pedra do Gavião e Morro do Olho D'água - Iaçu/BA

Em Itatim tem pedra pra escalar por toda uma vida, além de concentrar a maioria das vias do "Leste" da Bahia. Mas suas vizinhas Milagres e Iaçu possuem tantas outras pedras, que três vidas seriam pouco para todos os objetivos. Nesse post você vai ver alguns detalhes de duas escaladas em Iaçu.

PEDRA DO GAVIÃO

A Pedra do Gavião, visivel da BR-116 entre Milagres e Itatim, é facilmente acessada por uma estradinha de terra que passa em frente à sua face sul, bem vertical e com enormes buracos. Pedimos permissão pra escalar na fazenda próxima da base e seguimos de carro pelo pasto até chegar bem perto da parede. Não sabíamos exatamente onde começava a via, pois só tínhamos uma foto de alguém escalando, e sabíamos que a via era fixa, então começamos a contornar a pedra pela direita, subindo em dirção à face norte, onde finalmente encontramos a via, quando a trilha fica mais plana.



 Face Sul da Pedra do Gavião, a via está contornando a pedra pela direita, pouco após a última aresta visível na foto.


Paredão Carolina - 3º IV E3 D1 150m é a via em questão! Conquistada em 2003 por Chico Rio e amigos, é até hoje a única via de acesso ao cume. Escalei com o Marcel. A primeira enfiada chega a um platô de mato, e dele se faz uma longa horizontal pra direita, at´a P2, nessa horizontal pode ser complicado achar o grampo, o importante é não subir, seguir à direita até achar um grampo e em seguida a parada. Como não tínhamos croqui demoramos a achar esse lance. Depois a escalada fica mais óbvia e é fácil achar o caminho, às vezes reto, às vezes desviando de algum trecho mais íngrime. Assinamos o livro de cume e descemos, depois de fritar no sol.

Marel Gama chegando no primeiro grampo da segunda enfiada.

Marcel errando e subindo em vez de ir pra direita

Marcel e eu no cume!

Livro de cume da conquista

Fiz um croqui da via, não medi muito certinho os tamanhos das enfiadas, mas já serve de referência a estimativa. Escalamos com uma corda de 70m, que ficou ótima pros rapéis. Não rolou uma foto da parede, pois o acesso não dá uma boa visão da mesma.


MORRO DO OLHO D'ÁGUA


Esta montanha impressionante fica próxima ao distrito de Lajedo Alto, e possui duas vias conhecidas: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, aberta pelo Elder, Gleidiane e Klener, que foi a via que escalei, e Bola de Fogo, que fica no tótem visivel nas fotos, em um cume completamente distinto, porém no mesmo maciço rochoso. O Olho D'água tem espaço pra mais umas centenas de vias, dada a imensidão do morro.

Cabeça do Índio e Morro do Olho D'água

O acesso às vias fica em uma fazenda particular, então é essencial pedir permissão aos proprietários, até porque a porteira costuma ficar fechada com cadeado. Bom de ir com um dos conustadores é que o aceso fica sempre mais fácil, Lá fomos nós, Klener e eu rumo aos mais de 400m de parede.

A primeira enfiada é de granito polido e escorregadio, em uma sutil canaleta. Uma árvore caída na base dificultou a visualização das chapas, mas elas estão lá! Duas enfiadas mais com dificuldade de até VI, com alguns lances em móvel e da P3 pa cima a via perde inclinação e o caminho fica mais fácil.

 Klener nas primeiras enfiadas

Animados!

Fizemos cume, assinamos o livro e iniciamos os tantos rapéis com duas cordas que nos levaram de volta à base.

Cume!

Também dei uma detalhada melhor no croqui, pra ver se instigo mais repetições, vale a pena, a via é linda e a montanha GIGANTE!



Nenhum comentário:

Mais Vistos