terça-feira, 17 de junho de 2014

Pedra do Elefante - Taquaril/RJ

Já fazia um bom tempo que eu tava devendo um visita no abrigo do Ralf, na base da Pedra do Elefante, Taquaril, Petrópolis/RJ. Conseguimos umas passagens e convenci alguns malucos a rumar pra lá, mesmo com a previsão de chuva pro fim de semana em questão.

Eveline e eu chegamos no Rio na sexta-feira, fomos pra rodoviária, onde encontramos Luciano, Leo e Suzana, fechado o comboio seguimos pra Petrópolis e depois pra Taquaril, onde fica a Pedra do Elefante. 

Como chegamos já no fim de tarde, a escalada ficou pro dia seguinte, com o reforço da Júlia fechamos três duplas e fomos pras vias da esquerda da pedra, com quase 500 m e dificuldade moderada. Enquanto a galera entrou na Dona Jararaca (5° V E3) entrei com Eveline na "Dumbo na Festa do Céu" (5° VIIc E3 D3 500m). Fui na ponta do início ao fim, e só paramos duas vezes pra recuperar as costuras e pra fazer a última enfiada, o crux, que pra apimentar o dia, estava molhado. A via começa fácil e vai gradativamente dificultando, até que chega enfiada do VIIc (ou VIIb, se fizer um lance em A0), comecei e tomei logo uma vaquinha pra costurar o grampo do crux, depois dei uma roubadinha, clipei a corda no grampo e consegui isolar o lance, chegando num trecho ensopado, onde tive que atravessar pra esquerda pra alcançar uma linha de agarras boas e secas, de onde continuei até alcançar o oooutro grampo. Daí pra cima foi só escalar, até o último lance, pra virar pro cume, que me custou alguns minutos pensando, até que consegui virar! Cume! Ou melhor, fim da via!
Su e Júlia vinham da Dona Jararaca e fomos caminhando pro cume, uma caminhadinha considerável, assinamos o secreto livro secreto de cume secreto e começamos a descer até o final da Dumbo, pra começar o rapel. Descemos demais e quando olhamos pra trás e conseguimos ver a parede, a via estava lááá em cima...subimos de novo andando até o fim da via e começamos o rapel.

 Eveline lá pela 9ª enfiada da Dumbo
Dumbo na Festa do Céu - Última Enfiada

No domingo fomos cedinho na Meleca de Elefante (IIIsup E3 90m) onde fui só participando, com Eveline ponteando a via toda =)

Eveline na Meleca de Elefante

Depois ficamos no setor da Grutinha, onde entrei em vias incríveis! Primeiro foi a Quebra Cabeças (VIIb) até a P2. Essa via começa em uma laca completamente solta e depois segue por uma sequencia bem bonita de veios de cristais, passando por um diedrinho e lances bem delicados.

 Eveline na Quebra Cabeça

Segunda enfiada da Quebra Cabeça

Outra clássica que entrei com o Luciano foi a Urutu (VIIb), um lindo veio de cristal contínuo de 30m, com lances bem interessantes, pinças e agarras laterais.



 
Sequência da Urutu

Pra fechar, uma entradinha na Escoliose (VIIa), esportiva técnica bem bonita, também passando por veios, soldas, chorreiras, seja lá como queira chamar!!

 Xerife Ralf na frente, ao fundo Luan e Rudy na Escoliose

Rudy na Capitão Asa

Na segunda iríamos escalar a Xodó da Vovó cedinho e correr de volta pro Rio pra pegar o avião, mas amanheceu chovendo e ganhamos mais uns minutinhos de sono, voltamos pro Rio e ainda deu tempo de ir correndo (correndo mesmo) na Pedra do Urubu, Eveline não conhecia e saiu com a cadena da Urubu capenga (VIIa) e vontade de escalar mais por lá!

Eveline na Urubu Capenga

Pouquíssimo tempo, ótima companhia, ótimas escaladas, ótimas vias e mais um compromisso na agenda: Saracura! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,

Na região do Taquaril existem opções para refeições (almoço, jantar e lanches)?

Grata!

Anônimo disse...

Sim!,tem a mercearia da jack,a pousada artesanal gourmet,a pizzaria da pedra,a pusada paraiso...

Mais Vistos