segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Escalada no Banguelo/PB

Em algum dia de agosto, após algumas tentativas sem sucesso de ir pro Banguelo, consegui encaixar os horários com os parceiros paraibanos Wolgrand e Stenio, que me apresentaram a escalada incrível do local!

As pedras ficam próximas à cidade de Cajá, a uns 80km de João Pessoa, pela BR-230 em direção à Campina Grande. São três setores com vias de escalada abertas, dos quais conheci dois: Fendas e Esportivas, faltou o setor da via "Seleção Natural", a primeira e mais longa via do local, com 120m.

Setor das Fendas, lá na direita.

Chegamos e fomos logo pro setor das Fendas, caminhadinha curta mas bem ingrime, Pedra de ótima qualidade e lindas vias! Primeiro entrei na "Lembrança dos Bons Espíritos", conquista do Wolgrand e da Mariana Candeia. A via tem uns 40m de fendas e diedros totalmente em móvel e com o final em uma árvore, nem preciso falar que é incrível né!!!!


Lembrança dos Bons Espíritos

Depois o Wolgrand mostrou uma linha com uma fenda fina/média que seguia aparentemente por uma parede mais negativa e finalizava em uma fenda larga no vertical. Ele botou pilha pra eu entrar e eu fui conferir! Início puxadinho, escalada engenhosa, sem muitas posições confortáveis pra colocar as peças, mas vamos indo, ao final da primeira parte, quando a parede faz um negativinho a fenda some, bati uma chapa e por hora deixamos por ali, apesar de ser possível seguir pra cima, aparentemente só com chapas até acessar a outra fenda. Wolgrand talvez continue quando voltar lá, ou eu, mas por enquanto, "Deixe Estar" VIIa. 01 jogo de camalots (incluir micros). Termina na chapa com malha-rápida.


Deixe Estar 

Ainda sobrava mais uma fenda pra subir: a Jiboia (VI) começa segurando nuns blocos entalados, faz o crux meio pela fenda, meio por fora e depois segue pela bonita fenda que vai ficando cada vez mais fácil até o final. Depois ainda entrei na "Dor de ouvido", uma via fixa que tem ao lado, boas agarras passando por um tetinho bem legal pra finalizar a escalada nesse setor.

Jibóia

Seguimos pro setor das esportivas, onde tem duas vias de 7a, talvez b, fixas. A primeira não tem nome, começa com dois friends nos buracos e segue protegida por chapas numas lacas bem delicadas, num negativo leve, depois vai ficando positiva e mais tranquila a escalada. A via estava terminando em uma chapa com malha-rápida num platô antes do cume, segundo Wolgrand, chegando lá olhei pra cima e vi mais uma chapa distante, fui lá...quando cheguei a chapa tava à "meia rosca", e não dava pra apertar com a mão, dei uma insistida no lance, mas era meio estranho, com umas lacas toscas, apesar de parecer ser a virada pro cume já, desci dali mesmo, em uma delicada operação...kkkk
Ficamos na dúvida se a via tinha ou não final, provavelmente sim, quem for, leve uma chave p/ apertar a porca.

Setor das Esportivas

Pre fechar o dia, uma escalada dura e bem bonita na via ao lado, a Carcará, aberta pelo Dago. Nessa hora só quem tava escalando que não cochilava, acordamos às 3h pra não pegar o calor brutal que rola por lá, deu certo, mas o sono pegou no fim do dia.

Os artistas!

As fotos foram tiradas pelo Igor, broder que também foi conosco.

Nenhum comentário:

Mais Vistos