terça-feira, 31 de julho de 2018

[Vídeo] 8 Cumes em 1 dia - Itatim/BA

Dia 07 de julho conseguimos por em prática uma ideia que tivemos meses antes: escalar 8 cumes em Itatim, Bahia, todos no mesmo dia! O parceiro dessa empreitada foi o Marcel Gama.

Selecionamos as vias que seriamas mais rápidas em cada pedra, traçamos um roteiro (que foi forçado a mudar por conta da chuva), separamos equipamentos específicos a serem usados em cada uma das vias e escalamos previamente todas elas.

Acordamos às 3h30, tomamos um rápido café da manhã e seguimos pro primeiro objetivo: Morro do Enxadão, onde escolhemos fazer a via O Jardineiro (5º VIIb E2 300m), que não é a via mais fácil da parede, tendo cerca de 5 enfiadas na casa do sétimo grau, porém, por ser bem protegida, ter melhor acesso e ser uma linha reta, acaba sendo mais rápida. Não escalamos toda em livre, como a ideia era ser rápido, costuras eram agarras. Começamos às 4h40 e escalamos toda a via emendando duas enfiadas de 30m, exceto o início e o final, que eram mais fáceis, onde escalamos unindo três enfiadas. Ficamos surpresos ao chegar no cume e ver que eram 6h30 da manhã ainda, e tínhamos subido a via em apenas 1h48min! Levamos uma corda de 66m e 20 costuras, rapelamos pela via.

A chuva nos pegou no rapel da Jardineiro, o que nos fez mudar o roteiro, em vez de ir pro Morro do Talhado, vizinho de onde estávamos, fomos pro Morro da Fonte, distante alguns minutos de carro. Labareda de Fogo (5º VIIa 100m) foi a via escolhida, parede vertical, apostamos que estaria seca e acertamos. Escalamos também de 2 em duas enfiadas e o final em simultâneo. Foram 47 minutos de escalada até o cume. Levamos a corda de 66m, 13 costuras e 3 peças. Rapel pela via.

O tempo não tava perfeito ainda pro lado do Talhado, mas resolvemos ir ver mais de perto, realmente não tava bom, optamos por escalar o Morro do Napoleão sob uma chuva leve, pra não perder a viagem. 02 de Julho (2º IV 100m) foi a via de conquista do Morro do Napoleão, ainda na década de 90, uma escalada fácil, que fizemos de tênis 5.10 e sem corda, subimos e descemos em 30 minutos. 

E o tempo continuava instável, nos impedindo de ir pro Talhado que estava ali ao lado novamente, seguimos então pra Ponta Aguda, o cume mais fora de mão do nosso roteiro, mas que seria a opção de escalada seca pro momento. Subimos pela via recentemente aberta pelo Marcel e pelo Elder: Shaolin do Sertão (3º V E2 200m), via fácil e bem protegida, além de linda! Nos planos iríamos com uma cordinha de 25m pra dar menos arrasto, mas esquecemos e fomos com a de 66m mesmo, além de 20 costuras. Escalamos em uma tacada só do chão ao cume em 25 minutos e descemos pela trilha.

Durante a escalada da Ponta Aguda o sol apareceu, e começamos a reclamar dele em vez de reclamar da chuva. Enfim conseguimos ir pro Talhado. Mistério da Bateria (5º VIsup E3 235m), via que abrimos recentemente com o intuito de ser uma via mais fácil pro dia D, uma vez que a única via de cume do Talhado era um A2 cabuloso. Fácil ficou, mas é uma via exposta, com duas "trilhas" no meio, o que acaba deixando o processo mais lento. Corda de 66m, costuras e 1 jogo de camalots até o #5, arrastamos essa tralha toda morro acima, levamos 1h42min pra escalar e mais uma hora pra rapelar. 

A via estava seca, e o sol pegou! Descemos bem cansados, mas não largamos o osso, paramos na padaria, tomamos uma coca-cola/guaramix que deu um ânimo extra e seguimos pros três últimos cumes que faltavam.

Zé Badim é um Morro ainda pouco conhecido, mas um dos cumes mais bonitos de Itatim, fica atrás do Morro do Crocodilo, e possui um dos acessos mais longos da cidade, míseros 30 minutos que foram cruéis nesse dia. A via de mesmo nome graduada na casa do IV grau, tem 90m e fizemos em 14 minutos, pra descer são dois rapéis com uma corda de 70m dupla (levamos só uma perna e escalamos com ela dobrada).

Voltamos caminhando pelo outro lado do Crocodilo e escalamos a Normal da Agulhinha (3º VI 100m), bela via do André Ilha, não sei se acertamos o início, mas o final não tem como errar. Chegamos ao cume na última luz do dia, depois de 19 minutos de escalada. Desaceleramos, já era noite e não faria diferença correr muito, descemos tranquilos, nos perdemos um pouco na caminhada de volta ao carro e seguimos pra Toca.

Morro da Toca, a clássica Via Expressa, um terceiro com quarto grau de 200m lindo, cheio de agarrões, que fizemos, agora sim, com a corda de 25m, em uma enfiada só, do chão ao cume sem parar, 25min. Encerrando o projeto com sucesso às 20h, quando chegamos ao chão após descer a trilha da Toca.

Foram mais ou menos 16h de atividade, 1300m de escalada mais de 30 enfiadas, cerca de 25 rapéis, muitos km de carro, alguns km a pé, 10 litros de água, e uma semana com dores no corpo depois desse dia.

Foi muito divertido! Adoraria ver mais alguém entrar na brincadeira também!! Itatim é incrível!

Valeu Macel pela parceria de sempre!! Valeu SBI_Outdoor pelos pisantes que garantiram o sucesso da empreitada!!

Segue o vídeo:

Nenhum comentário:

Mais Vistos