terça-feira, 8 de setembro de 2020

Anfiteatro - Cohamó 2020 #2

Após escalarmos no vale do Trinidad, veja relato no último post, descemos pro camping La Junta onde recarregamos as mochilas com comida para mais alguns dias e ajustamos os equipamentos, dormimos uma noite e no dia seguinte subimos para o Anfiteatro, foram cerca de 3h de caminhada até esse setor impressionante com paredes por todos os lados! Os bivaques estavam cheios e nossa primeira noite foi no relento, felizmente não choveu e foi bem agradável!

Parte do Anfiteatro

Tínhamos uma lista grande de possibilidades para tentar e fomos elegendo as que mais se encaixavam nas nossas condições. Começamos pelo Filo de la Aleta de Tiburón (5.10+/600m), uma via que não estava na lista inicialmente, mas que quando descobrimos nos pareceu uma boa opção de aclimatação para as escaladas do Anfiteatro. A maioria das pessoas fazem até a P6 e descem, pois realmente é a parte mais interessante da via, mas resolvemos que seria um bom treino fazê-la inteira, o problema é que o rapel tem que ser por outra via. Acordamos no dia 23/01 às 6h da manhã e caminhamos sem pressa por 1h até a base da via, Otto guiou as duas primeiras, por um slab com chapas e uma ou outra proteção móvel. Guiei a terceira e a linda quarta enfiada, a aresta mista que rende umas fotos bem legais! Otto pegou o final da aresta e eu a sexta enfiada, por um diedrinho fácil mas bem bonito. Depois da P6 a via perde inclinação, e intercala alguns trechos de escalaminhada com outros de escalada, inclusive uma chaminé que termina em um lance de 5.10+ bem delicado. Depois da P10 seguimos por uma crista fina praticamente em travessia até o grande colo entre a Pared del Atardecer e Pared del Tiempo, dalí é preciso decidir para qual cume seguir, optamos pela esquerda e subimos mais uns 200 m de escalaminhada, ainda encordados e escalando em simultâneo até onde pudemos nos desencordar e finalmente caminhar pro cume. Foi uma escalada bem divertida, sem pressa, clima agradável, graduação mais amigável, desfrute total! Chegamos ao cume às 12h30 e procuramos o final da via Al Centro y Adentro, por onde rapelamos visualizando a nossa próxima empreitada. Às 15h chegamos no chão, com tempo para descansar e mudar nosso bivaque no relento para o quarto 5 estrelas, embaixo de um boulder e ao lado do rio!

Aleta






Após rapelarmos pela Al Centro y Adentro (5.11b/450m), inclusive tendo visto uma cordada subindo no mesmo dia nos deu a certeza que este seria o principal objetivo ali no Anfiteatro! A motivação era grande e usamos a logística a nosso favor, deixando uma garrafa d'água no platô da P6 e o material todo na base. Descansamos o dia seguinte inteiro e dia 25/01 fomos com todo o gás pra via!

Bivaque

Acordamos 4h30, tomamos café e às 6h40 estávamos começando a escalar, leves, com apenas uma mochila e pouca água! Otto tocou as três primeiras enfiadas: fendas largas, uma fendinha de dedos em diagonal e o clássico offwidth que sempre aparece nas fotos. Uma mais linda que a outra! Só fiquei devendo o lance da entrada pro offwidth da terceira. Guiei o bloco das 4 enfiadas seguintes, começando em um diedrinho perfeito seguido por um lance de placa até P4. A quinta enfiada começa em um diedro liso e aos poucos as agarras vão aparecendo, algumas chapas e micro-friends protegem lances técnicos muito divertidos! Uma garoa fina às vezes umedecia a pedra e nos deixava com a pulga atrás da orelha, mas logo tudo secava e seguíamos novamente. A sexta enfiada é fácil, resgatamos a água e segui pra sétima, também técnica mesclando lances com proteção fixa e móvel, e um crux no final que me tirou a cadena.

Terceira Enfiada

QUarta enfiada?

Final do primeiro tramo

Otto guiou o diedro perfeito da oitava enfiada, começa com peças grandes e vai diminuindo até onde entram apenas micro nuts "meia boca", depois volta a alargar pra #.5, enfiada longa  e muito bonita! Depois a enfiada do "Bico de Pato", começa em chapas bem delicada, passa por baixo da fina laca e termina em chaminé, uma das mais exóticas. O frio estava rachando nessas últimas enfiadas e a chuva nos alcançou de verdade na P9, Otto escalou a décima enfiada molhada, e eu fiquei com a 11ª, nas mesmas condições. Felizmente uma era mais fácil e a outra tinha fendas contínuas, que facilitou concluirmos aos trancos e barrancos. Pra nossa surpresa a última enfiada estava seca! E pre fechar com chave de ouro consegui fazer sem quedas os lances melindrosos que nos levaram ao cume novamente!

Duck Beack

Foram pouco mais de 8h de escalada e menos de 2h de rapel, muuuito frio e muita diversão! Essa foi sem dúvida uma das melhores vias que escalamos por lá. As enfiadas são todas interessantes, exigentes, mas com boa proteção, os crux são relativamente concentrados e podem ser feitos em artificial, mesmo ficando devendo alguns, ficamos muito felizes com nossa escalada! Nada como guiar sem mochila! Recomendo!


No dia seguinte, nosso quarto e último dia no Anfiteatro, ainda cansados da Al Centro y Adentro, decidimos escalar a Omnomatopeya (5.10 / 150m), quatro enfiadas que misturam diedros e lances de placa, guiei as duas últimas e essa também pudemos colocar toda na cadena. Um dia tranquilo para um "descanso ativo" com escalada curta + caminhada de volta pro camping.

Omnomatopeya

Voltamos ao camping e ainda tínhamos 3 dias livres, mas a previsão era de começar a chover já no primeiro dia à noite, e tempo bom novamente só no terceiro dia. No terceiro e último post eu conto o que conseguimos fazer nesse final de trip!

Nenhum comentário:

Mais Vistos