sábado, 17 de agosto de 2013

Algodão de Jandaíra/PB - Qualidade!

Faz pouco mais de uma semana que estive novamente em Algodão de Jandaíra/PB, pico onde será realizado o XII Encontro de Escaladores do Nordeste em novembro desse ano. Após escalar, abrir algumas vias e conhecer setores novos, a primeira impressão permanece: quanta rocha boa!!!

Sexta-feira cedinho peguei um ônibus pra João Pessoa com 30 grampos e umas 10 chapas na mochila, lá fui resgatado na rodoviária pelo Stenio e pelo Wolgrand, e então tocamos direto pra Algodão, pouco menos de 200km, passando por Campina Grande.

Paramos o carro a impressionantes 50m da base da Pedra Furada, na sombra! Da última vez tínhamos escalado as vias em móvel que existem por lá, dessa vez já vimos que tinham algumas novidades...Entrei na Fogo na Babilônia (7b) e bati os 3 grampos que estavam faltando, na descida, equipei uma via incrível ao lado: Cumiera (8c?), são cerca de 20m de escalada intensa, crux em regletes finíssimos, movimentos longos, buracos, abaolados...levemente negativo. Em uma entrada deu pra isolar os movimentos, mas a cadena ficou pra próxima.

 Terminando a Fogo na Babilônia (7b)

 Cumiera (projeto)

No sábado fomos novamente pra Furada, Fabrício e Bruno de Campina chegaram pra dar uma escalada também, escalei com o Stenio a Alívio Imediato (7a) e na descida vi uma linha em móvel saindo do chão e terminando na mesma parada da Alívio, ótima opção de conquista pra quem tem preguiça de bater grampos! Peguei as pecinhas e comecei a brincadeira, o início não tinha opção de proteção e o lance era meio liseba, acabei recorrendo aos grampos de uma via inacabada ao lado, costurei três deles e entrei na fenda, daí são mais uns 15m (chute) em móvel até o penúltimo grampo da Alívio, e de lá pra mesma parada. O Stenio subiu na sequência e nasceu assim a São João Del Rei (Vsup), levando os camalots #000 ao #2 e alguns nuts dá pra proteger legal.

 
 São João Del Rei (5sup)

Entramos depois na Traste do Cariri e na Ilusão de Ótica, dois quintos bonitos, um fixo e outro móvel. Enquanto isso o Wolagrand bateu as últimas chapas que estavam faltando na via Cucuruto (8a), entrei na sequência e fui pelo lado errado no crux, encadenando no segundo pega mais uma via 5 estrelas de Algodão!

 Traste do Cariri (V)

Resolvemos então gastar umas chapas no negativo que dá nome ao setor! A briga foi grande pra ver quem ia pegar a ponta da corda, Wolgrand foi mais persistente e começou a peleja conquistando. Bateu duas chapas e ficou entrevado, passando a bola furadeira pra mim, continuei até a última chapa, surpreendido com as agarras que eram relativamente boas, lá o bicho pegou um pouco...desci entrevado também, dei a volta e bati a parada por cima..hehehe. Na sequência Stênio deu um pega e eu entrei também pra provar, saída esticadinha pra um agarrão, se ajeita, sobe a mão esquerda, mira em uma agarra que não dá pra ver e poW, voa perdendo os pés e torcendo pra dar o tapa no lugar certo. depois uma sequência mais de boa até o crux: o último lance da via, um mov longo em agarras ruins...não consegui isolar mas é altamente factível!! Tortle Roof (9a?).

 Conquistando a Tortle Roof (projeto)

Domingão acordamos cedinho, num frio inacreditável (de noite faz frio e de dia, na sombra, a temperatura fica muito agradável pra escalar) e fomos pra Cabeça. Wolgrand terminou a Cão e Gato (7a) e eu entrei na sequência, a via começa com alguns regletes, passa por um crux de gaston e pega uma sequência linda de buracos e movs longos, pé alto...show! 

 
 Pedra da Cabeça

Chegou então a dupRa de escaladoras de Natal: Eveline e Janaína, que já foram provar a Via Láctea (5sup), logo ao lado. Denn e Ary vieram com elas e estavam na Furada abrindo mais uma via: Calcanhar de Aquiles (7b).

Eveline na Via Láctea (Vsup)
 Janaína na Via Láctea (Vsup)

Na descida, pra não perder o costume, equipei uma via ao lado, passando por uns buracões no meio da pedra: Goretex. Achamos que ia ficar mais difícil, mas acabou saindo um bonito 7b.

 Goretex (7b)

No mesmo setor, existe um corredor com uns blocos gigantes entalados entre as duas paredes, nesse corredor, chamado de Split existem algumas vias de III a VI grau  muito legais, escalamos todas, destaque para a Fialmente (5sup) e Agora Vai (V), as duas últimas do lado negativo. Conquistei também uma via Pra Você (III) com algumas fitas em bicos de pedra e usando a parada da via do meio.

 Entrada Franca (Vsup)

Segunda fui conhecer o setor do Mirante, onde haviam cinco vias, sendo três em móvel. Repetimos as duas fixas: A Monstros e Vermes, um 6sup duro, mais de 30m de vertical com regletes clássicos e a Entre Amigos (6sup), que começa com uma viradinha do negativo pro vertical e depois pega na continuidade com agarras variadas. Entrei também na Se Segura Malandro, um diedrinho bonito conquistado pela Mariana Candeia e pelo Wolgrand. Fiquei devendo as outras duas vias em móvel. 
Mas pra não passar em branco, abrimos mais duas vias: Só uma Cutucadinha (5sup) e Tudo de Mais é Exagero (5sup), ambas em móvel com apenas um grampo no final. Stênio tocou a primeira, que começa por um diedroe depois segue reto com várias possibilidades de proteção em buracos, fendas horizontais, etc...
A segunda via foi por minha conta, uma canaletona sem possibilidade de proteção, costura um grampo e toca em móvel até a parada, também protegendo nos buracos pelo caminho. 

 Descendo da Monstros e Vermes e limpando a via ao lado...
pena que os grampos tinham acabado!!

 Stenio na Entre Amigos (6sup)

 Se Segura Malandro! (Vsup)
 
Terminamos assim nosso estoque de grampos e voltamos pra casa com a mochila mais leve e com mais dez vias pra anotar no guia! Que venha o EENE!! Mais infos do evento: http://www.eene.com.br

A qualidade da rocha de Algodão é uma das melhores do Nordeste, sem dúvida, e existem muitas possibilidades de abertura de novas vias! Além é claro das que já estão surgido, uma melhor que a outra! Se vale a pena? Ô!!

Valeu Stenio e Wolgrand pelo convite! Eveline pela surpresa e a galera toda pela vibe!! Em breve sai um video básico da trip!!

Stênio, Denn, Jana, Eve, Yo, Ary. Foto: Wolgrand

Um comentário:

DCC... disse...

diiii fudeeee !!!!