segunda-feira, 5 de maio de 2014

Igatú - 13° EENe

Aconteceu esse ano, excepcionalmente no feriado da semana santa (normalmente é no fim do ano) o 13° Encontro de Escaladores do Nordeste, evento já famoso no Brasil e que a cada ano reúne cerca de 200 escaladores em algum pico do NE. Esse ano o local foi Igatú, Chapada Diamantina, Bahia.

Separamos cinco dias pra escalar na região e rever o pessoal. Começamos por Itatim, onde chegamos na tarde da quarta-feira pra uma rápida estadia. Já tinha uma galera escalando por lá, gente do Paraná ao Ceará. 

Primeiro, uma estradinha cheia de caminhões...

Escalamos no Morro da Fonte algumas das vias esportivas abertas recentemente.

Miguel num VI tecnic

No dia seguinte acordamos às 4h e fomos pro Morro da Toca, onde escalamos a Via Expressa pra levar meu amoR pro cume! 

 Eveline no finalzinho da Via Expressa (III)

Nós!

Wolgrand e Hugo completaram o time da escalada matinal antes de partir pra Igatú!

Cauí, Hugo, Wolgrand e Eveline

Galera no pré-EENe em Itatim

Seguimos viagem pra Igatú ainda no mesmo dia... 

 Pedra no caminho

 Almoço "bão" em Andaraí

Falta pouco!

...e fomos pro Labirinto, setor mais próximo da vila, onde quitei uma dívida que tinha feito na primeira vez que fui à Igatú, lá por 2010: Bem Vindo ao Labirinto, um 8a de diedro estranho que ainda me fez quebrar a cabeça pra mandar no segundo pega do dia.

Bem Vindo ao Labirinto (8a)

No outro dia fomos pro Califórnia, um setor ao lado de uma cachoeira bem legal, a 40 min de Igatú. Rala Pança (7a), Tem mas não tá tendo (7b) e São Longuinho (7a) foram as vias do dia, com destaque pra última, que fica no setor de baixo, muito bonita a via!!

Tem mas não tá tendo (7b)

Nesse dia ainda rolou uma escaladinha nuns boulders irados com o Juan e o LP, tentei um arranca ombro lá sem sucesso mas saiu o flash do Supremo (V5) com as últimas energias do dia.

Boulder

No sábado entrei cedo na Morada da Jibóia (7b) no labirinto, bonita via. De lá fomos pro setor do Degredo, um setor incrível aberto recentemente com vias cinco estrelas num conglomerado lindo!! Foi um dos dias que mais renderam, Eveline e eu chegamos lá e só o Otto e a Lu estavam no local, entrei na Mimada (7a) e quando ia entrar na Tromba D'água (8a) chegou uma galera e deu início o "desafio das vias", quem tivesse mais cadenas no setor levava uma mochila Deuter pra casa. Eu ia dar um pega na via e ir embora, mas a cadena saiu de flash com os betas do Otto e eu me empolguei pra entrar nas outras, que eram mais fáceis.
Acabei quebrando a cara na Ressacalada (7c), um tetinho de difícil leitura, que me gastou muita energia e só saiu de segunda. Depois fiz as vias mais fáceis, uma mais massa que a outra e terminei já "sugado" na HT (7b) que saiu com os betas do Otto novamente (cabra bom de dar beta viu!!).
Fiquei feliz por ter levado a mochila, mas mais ainda por ver q não estou tão enferrujado depois de uma sequencia de dedos fodidos...hehehe

Ressacalada (7c) - Foto: John Nascimento

Povo legal só na tapioca

O domingo, último dia de escalada pra nós, começou no Verruga, onde rolou um volumão de VI e VII's. Depois continuamos no labirinto com mais algumas vias iradas pra fechar o feriado! Segunda feira, mais de 100 km de estrada e a vontade de voltar pra Igatú aumentando!!

 Eveline na Você que Sabe (VIsup) - Foto: John Nascimento

 Vá Nessa (VI) - Foto: John Nascimento

Hugo, Cauí, Eveline, Mirthis e Miguel

Nenhum comentário:

Mais Vistos